O Campeonato Paulista de Futebol de 2023 teve uma redistribuição de vagas pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Apenas os cinco primeiros times na classificação final do Paulistão garantem participação para a Copa do Brasil do ano seguinte. Em caso de times com vaga via Libertadores ou Copa do Brasil entre os cinco primeiros, o sexto colocado do Campeonato Paulista conquistará a vaga para o torneio nacional, e assim sucessivamente.
Faltando três rodadas para o fim da fase de grupos, o Santos é o líder do Paulistão, com 19 pontos, enquanto o Novorizontino, sexto colocado, está com 12 pontos na tabela. Se o Santos vencer seu confronto no mata-mata e avançar à semifinal, estará garantido na próxima Copa do Brasil. O Alvinegro Praiano foi rebaixado à Série B do Brasileirão e não conseguiu vaga para a atual edição da Copa do Brasil.
O ex-presidente do Santos, Andrés Rueda, acreditava que a CBF faria um convite para o clube participar da competição. No entanto, o regulamento do torneio não contempla convites para clubes. Nesta edição do torneio nacional, o campeão acumulará, desde a primeira fase, quase R$ 95 milhões.
Além disso, o Palmeiras é o único invicto do Paulista, e jamais perdeu para o São Bernardo na história. O jogo Bangu x Flamengo pelo Campeonato Carioca também é destaque, assim como o confronto entre São Bernardo x Palmeiras pelo Paulistão, e o duelo entre Cruzeiro x América pelo Campeonato Mineiro.